Pergunta de AutoCAD
Alexandre Borges Maeoka Maeoka

Escala em paper space

Desejo saber: Depois do desenho finalizado em Model Space. E passamos para o Paper Space, e mesmo em Paper Space que realizamos a cotagem ? Ou é no Model ? E a folha deve ser feita em mm,  quando clico no zoom xp, o desenho simplesmente some, fica muito pequeno, como resolver esse problema. O campo plot = 1:1 para várias escalas na mesma folha. Por favor, desejo saber a sequencia correta e mais prática de se trabalhar em Paper Space ! Grato

Por: Alexandre Borges Maeoka Maeoka, em 12/11/2008 às 11:11:00

Gostou?
Faça login e avalie:
Raimundo Nonato Da Silva Leite.
Por: Raimundo Nonato Da Silva Leite., em 19/11/2008 às 22:11:42 #1

Caro colega não se apavore1 O layout é uma ferramenta incrível. Primeiro parabéns pela escolha certa, ou seja fazer uso da ferramenta certa criada pela Autodesk para se imprimir os projetos. Me dá arrepio quando pego projetos em que a pessoa desenha tudo o que quer e depois desnha em volta a sua folha.

Model Space é seu universo de criação. Este campo não tem limite de tamnho e você pode desenhar quase em NANO escala. Então projete tudo o que você quiser nest campo. O carro, os vidros, as portas, os parafusos, as pastilhas_ tudo! Pronto tod a sua idéia foi criada.

Agora cote todas as medidas que achar cabível. Crie cotas com numerção adequada. Cotas com números pequenos para cotas de detalhes como o tamnho deu m parafuso. Cotas amiores como que para dar a dimensão da porta.

Muito bem! Crie as legendas ,os quadros de descrição.

Fez Tudo no Model Space? Excelente agora vamos colocar tudo no papel? Então crie o seu Layout.  Quando vc clica a primeira vez no layout, surge osetup de configuração se assim estiver selecionado em opções do seu programa. se esta função estiver desabilitada, aparecerá de imediato a folha com uma moldura simples e todo o seu desenho dentro deste espaço. Certo?

Apague este quadro clicando nele e deletando-o. Depois em BARRA DE FERRAMENTAS SELECIONE VIEW/Viewports... ali você tem opção de criar nesta folha de 1 a 4 janelas ou criar uma janela mais elaborada com POLIGONAL . Bem é a partir daí que vc pode fazer um folha bem transada com varias seções mostrando os diversos detalhes de seu projeto, com escalas diferentes, renderizadas ou não, em wireframe ou não.

Mas vamos ser simples, selecione 1 vista só.

Muito bem surge a nova moldura e dentro dela o seu projeto inteiro,m denovo! Para manipular o desenho digitamos MS ( Model Space) e para fechar e manipular o desenho deo layout da folha digitamos PS ( Paper Space). No Autocad 2009 basta clicar rápido dentro ou fora do quadro.

Digitou paper space ( PS) OK? Está manipulável o seu projeto OK? Selecione o comando zoom e enquadre neste campo aquilo que gostaria de mostrar (exemplo, o capo do carro se fosse esse o caso).

Vc percebe que pode enquadrar o que quiser dentro deste campo? Imaginou agora sua folha com 2, 3 4 oumais campos onde vc agora faria as aproximações desejadas?

Pois bem! Para acertar a escala destes detalhes, basta digitar o comando zoom e optar por scale.

Agora preste atenção! Falar de escala é meio complicado.

 

sua unidade de desnho é 1 metro. ( não é 100cm e nem 1000 mm. É apenas 1m)

preste atenção no termo " unidade de desenho".

Quando vc pede para plotar aparece no campo de escala um quado onde tem uma infinidade de escalas definidas e explicando para vc 1 unidade de desenho é = a quantas unidades a serem plotadas.

Pegue um escalímetro de verdade na mão e veja o seguinte:

No Layout 1 unidade de medida do seu projeto, ou seja uma unidade inteira, nocaso o seu quadrado de 1 mm , terá o tamanho de 1 mm. Por que? Por que a unidade de medida das folhas são em milímetros, entendeu? Assim você precisará dizer ao Autocad que vc deseja que 10 mm plotados equivalam a 1 m do seu desenho ( no caso escal 1/100), ou que 20 mm plotados equivalam a 1 m do seu desenho( neste caso 1/50) e ...

Pedi para vc pegar seu escalímetro para comparar veja que 20 mm na escal 1/100 corresponde a 1m na ecal 1/50 ou que 40mm em 1/100 corresponde a escala 1/25.

Já dei a dica agora queime um pouquinho os seus neurônios dando zoom/scale e inserindo  1 de depois 10  depois 100. Agora faça as inserções ,1 e depois ,01 e depois ,001. Dos números inteiros quanto maior a escala maior o desnho certo?

Então faça um quadrado de 1 x 1 no model space e pratique as escalas no layout conforme as instruções acima. Lembre-se de quantos milimetros desenhados terão com as diversas escalas ( 10mm =1/100, 20mm=1/50,40mm=1/25 , 50mm=1/20, chega né?)

Outro detalhe sobre layout. Já se perguntou porque as layers tem duas colunas indicando para ser desligado ou não. É por que em uma delas você escolhe mostrar ou não um itém de seu projeto ou não. Como mostrar as cotas ou não. Experimente!

Avalie esta resposta
Emmerson Kattener Santos
Por: Emmerson Kattener Santos, em 05/12/2008 às 14:12:38 #2

Desculpe-me esqueci de me apresentar Emmerson Kattener Santos

emmersonkattener@hotmail.com

www.katcad.xpg.com.br

A resposta acima foi minha, dúvidas me escreva.

Avalie esta resposta
Maurício Bueno
Por: Maurício Bueno, em 05/12/2008 às 16:12:24 #3

Você desenha normalmente no Model Space do CAD, exemplo 1 quarto 5x6m, ortho ligado, clica natela, direção do mouse e 5, direção do mouse e 6, direção do mouse e 5 e direção do mouse e 6 (ou close), daí vc faz o formato no Layout (Paper Space), exemplo de um formato A4 (0,21x0,297m). Como seu desenho (no model) está desenhado em metros e se formato (layout) está desenhado em metros é só abrir uma viewport (atalho MV) abrir a janela, entrar na janela (atalho MS), e comando Zoom (Z), digite 1/50XP, onde 1 é a relação das unidades do desenho e o formato (metros), 50 é a escala (no exemplo) e XP faz parte do comando. Depois disso, para ajustar o desenho no papel use somente a pan (P), se usar o zoom (Z) perde-se a escala e terá que fazer o mesmo proceeso anterior. Para sair da janela berta pelo comando MS, use PS, daí é só mandar plotar, selecionando o papel, na aba escala 1000mm para 1 unit, selecione o desenho e OK. Creio que é isso.

Avalie esta resposta
Vital Maria Pinheiro Vieira
Por: Vital Maria Pinheiro Vieira, em 17/12/2008 às 22:12:33 #4

Relembrando: escala é a relação (d/D) entre duas grandezas. No nosso caso o numerador (d) representa a dimensão do desenho no papel (impressão), e o denominador é a dimensão real. Por isso que desenhamos no AutoCAD, no model em dimensões reais e no layout aplicamos as escalas.

E interessante sempre cotar no model, observando a escala que o

Avalie esta resposta
© 1998-2014, Render Cursos Todos os Direitos Reservados
Este site é melhor visualizado nos navegadores Mozilla Firefox 3.x, Google Chrome e IE7 em resolução de 1024x768.