Sobre como dar cor aos objetos

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Gostaria de obter resposta para a minha pergunta sobre como dar cor aos objetos modelados no Blender.


                                                    Obrigada, Leila.

Respostas


  1. 0 Votos

    Olá Leila, tudo bem? Vou tentar esclarecer a sua duvida ok?

    O que você define como ‘cor do objeto’, o Blender entende como Material, que pode ser visto como a ‘pintura’ de cada objeto em cena. Diferente de outros softwares de modelagem 3D o Blender caracteriza o material dentro da configuração de cada objeto – como se o meterial já estivesse fundido ao objeto, faltando apenas configurá-lo (em outros softwares você cria o meterial e depois liga ele ao objeto).

    Na cena básica inicial do blender, você pode realizar isso facilmente – como exemplo para você entender – selecionando o objeto ‘Cube’ e pressionando a tecla de atalho F5, ou clicando no icone ‘Shading’, aquela bolinha no painel ‘Buttons’.

    Os Objetos, por padrão, vem sem material configurado, então você deve clicar na opção ‘AddNew’, dentro desse painel ‘Shading (F5)’. Dai nas opções que aparecem você pode configurar a Ray Mirror, Texture, Ray transp, Propriedades de Render e nesse caso a cor. Observe que proximo ao ‘Preview’ do material (a grande bola que serve para ver como está ficando as configurações de seu material) tem três pequenas camadas de cores, sendo nomeada cada uma como ‘Col’, ‘Spe’ e ‘Mir’, para que você possa mudar apenas a cor do objeto selecionado em cena, basta apenas alterar a posição da barra ao lado da opção ‘Col’, ou clicar na cor a sua esquerda (que por padrão é branco) selecionando a cor na janela de coloração que aparece, as opções ‘Spe’ e ‘Mir’ alterão outras configurações, então acho melhor você não mecher porai ate entender direitinho.

    Isso é um básico do básico, resulmido pra ficar bem básico 🙂 . Se ainda tiver dúvidas entra em contato comigo por fabiosilva.contato@gmail.com ou então posta a tua pergunta por aqui novamente, eu estou entrando todos os dias por aqui. Espero ter ajudado.

    Abraços

    Fábio

  2. 1 Votos

    Oi novamente leila, não sabia que poderia usar imagens para responder. Então preparei algumas. Lá vão:

    Imagem 01:

    Imagem 01: Ao iniciar o blender crie um Cubo. Selecione o objeto ‘Cube’ e
    pressione em seguida a tecla de atalho F5, ou clique no icone ‘Shading’,
    aquela bolinha no painel ‘Buttons’, que é a área responsável pela confiuguração dos materiais.
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    Imagem 02:

    Imagem 02: Os Objetos, por padrão, vem
    sem material configurado, então você deve clicar na opção ‘AddNew’,
    dentro desse painel ‘Shading (F5)’.
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    Imagem 03:

    Imagem 03: Dai nas opções que aparecem você
    pode configurar a Ray Mirror, Texture, Ray transp, Propriedades de
    Render e nesse caso a cor. Observe que proximo ao ‘Preview’ do material
    (a grande bola que serve para ver como está ficando as configurações de
    seu material) tem três pequenas camadas de cores, sendo nomeada cada
    uma como ‘Col’, ‘Spe’ e ‘Mir’, para que você possa mudar apenas a cor
    do objeto selecionado em cena, basta apenas clicar na cor a sua esquerda (que por padrão
    é cinza) selecionando a cor na janela de coloração que aparece, as
    opções ‘Spe’ e ‘Mir’ alterão outras configurações, então acho melhor
    você não mecher porai ate entender direitinho.
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    Imagem 04:

    Imagem 04: Aqui como fica o resultado. Existem milhares de outras configurações possíveis, como duas cores em um objeto, o uso de texturas, e etc. Espero ter esclarecido. Mais dúvidas, posta ai.

    Abraços

    Fábio

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