Problema com extrusão
0 Votos
Bom dia,
Fabrico peças de caldeiraria e uma delas chamamos de bifurcação.
O corpo da peça é um cone e possui uma derivação lateral cilindrica e angulada a 45º.
O cone faço com extrusão normal mas a derivação faço em chapa metálica para que eu possa planificá-lo.
Ai vem o problema:
Em alguns casos, quando vou fazer a extrusão o programa avisa que não é possível finalizar a extrusão.
Abaixo segue informações da peça que está apresentando este erro.
Cone diâmetro 250 x diâmetro 225 x 350mm de comprimento
Derivação diâmetro 150mm à 45º
O que pode ser feito sobre este problema???
2
Respostas
Você tem a opção de criar esta derivação dentro de uma montagem sendo que a bifurcação vc irá criar como uma nova peça em contexto. Caso n consiga criá-la diretamente, vc pode criar um corpo solido no lugar desta chapa pra usar como base. Após vc pode retirar a interseção entre os corpos pra obter uma curva de base pra usar no seu recurso de chapa. então crie a chapa como um sólido com espessura normalmente usando esta curva obtida e demais parâmetros. Crie tb essa peça final como uma nova peça dentro da montagem. Após abra ela separadamente como peça normalmente. Então poderá a partir das ferramentas de chapa, converter este sólido em chapa ou basear-se nesta pra criar a chapa propriamente sobrepondo o sólido. Pode ser necessário desmarcar/bloquear/quebrar qualquer propriedade de compartilhamento e/ou dependências criados devido ao uso de elementos gerados na montagem que conhecemos como “referência externa” que significa que a peça foi criada usando-se informações de outras peças/montagens.
Caso a criação da peça(chapa) por sólido inicialmente não funcione, ainda existe a possibilidade de criar um corpo com superfícies para usar como base posteriormente pra obtenção do modelo em chapa final.
Fiz conforme sua descrição.
Após criado o cone, a partir de um plano inclinado criei um circulo e uma extrusão selecionando a opção ATE O PROXIMO. Se não funcionar é porque a extrusão está deslocada de alguma forma e não interceptará integralmente o cone. Lembre de ao criar o esboço circular de base, crie um pequeno corte aonde permitirá o vão para planificação. Quando ativar a extrusão, por estar aberto o esboço será ativado o RECURSO FINO da extrusão aonde vc define a espessura, criando então como poderia-se dizer, uma chapa circular com a espessura definida que inicia a partir do circulo no plano inclinado e o comprimento definido entre a distancia do plano e a face do cone.
Após criada a extrusão por sólido, abra um esboço 3D novo e selecione a aresta que intercepta o cone e selecione a opção CONVERTER ENTIDADES. Assim vc terá o esboço da curva que será a ponta (limite e perfil) da sua futura chapa dobrada e feche o esboço.
Crie um novo esboço que será o mesmo esboço que usou pra criar a extrusão anterior sobre o plano inclinado. Pode inclusive usar o mesmo arco se desejar ou criar um outro sobre o plano de 45º coincidente com a aresta do sólido que criou.
Selecione o sólido e clique em OCULTAR . Caso n consiga por algum motivo, quando for extrudar o cilindro sobre o cone, desmarque a opção – MESCLAR SÓLIDOS. Isso forçara esse novo cilindro a se tornar um corpo próprio. Na arvore de recursos então irá aparecer CORPOS SÓLIDOS contendo 2 corpos. O cone e o cilindro. VC pode ocultar ambos como preferir então.
Ao ocultar os corpos ou o modelo no caso, irá restar na tela provavelmente o plano inclinado visível e os esboço que vc criou que é a curva de interceptação e o circulo.
tendo estes dois elementos, use o recurso de chapa metálica por LOFT e crie a chapa normalmente podendo planificá-la sem problemas.