Corrimão triangular de tubo
0 Votos
Olá pessoal. Vamos ver se me expresso claramente. Preciso desenhar um corrimão de tubo redondo de 1 polegada em formato triangular. Ou seja. Imagine que eu tenha um predio triangular em vez de retangular e preciso colocar uma escadaria pelo lado de fora do predio de forma que ocorrimão seguirá um perfil espiral enroda do predio e contornando o triangulo. Não preciso propriamente da escada, apenas do corrimão.
2
Respostas
Vamos lá. Existem 2 formas de se fazer isso pelo menos. Explicarei as duas em post separados.
Uma forma é vc criar um blocos de extrusão triangular. A diagonal do lado do bloco terá a inclinação e o comprimento que vc precisa.
Depois vc leva esse bloco para uma montagem. Depois usa um padrão de peças para empilhar vários deles um sobre o outro. cara um dos blocos será um lance de seu corrimão.
Depois va em INSERIR PEÇA – NOVA PEÇA e selecione qq coisa. Irá aparecer um nome em AZUL no feature manager e tb estará marcada o botão EDIÇÂO DE PEÇA. Então vc estará em modo de edição que chamaos de edição em contexto.
Acione a função ESBOÇO3D e escolha a opção LINE.
Crie as diagonais em sequencia de forma a ir contornando os triangulos e subindo ao mesmo tempo. Ao final vc tera uma sequencia de diagonais que darão o caminho de sua varredura. feche o esboço mas continue editando a peça. Crie o plano na ponta dda primeira linha e desenhe o seu perfil circular de 1″. Depois use varredura.
Caso não funcione a varredura neste ambiente, abra a peça que acabou de iniciar e terá o caminho, l[á vc finaliza a varredura.
Depois na montagem click com bt direito sobre a nova peça que criou e selecione RENOMEAR PEÇA e coloque o nome que deseja e salve-a.
Outra forma mais complexa de resolver este problema será a combinação de 2 features diferentes pra se obter o caminho espirar triangular.
Vc deverá criar 2 features separadas. Uma superficie e uma extrusão. 1 delas será igual a uma rosca transportadora feita com superficie e outra uma extrusão de um triangulo.
Primeiro criaremos a “rosca transportadora”. Vc fará a hélice. depois crie o plano a ponta e crie uma linha que seja perpendicular à curva sobre o plano que criou. Coloque esta linha para o lado de fora da curva como se fosse um pé.
Depois acione o menu de superfícies ou direto pelo menu superior e acione superficie de varredura e escolha a hélice como caminho e a linha reta como perfil e complete a varredura. Não esqueça que o inicio da linha de perfil deve estar conectada com a hélice. Pra isso, quando criar a linha, selecione o ponto da ponta proxima a hélice e adicone uma relação com o ponto da ponta da hélice. Adicione PERFURAR ou coincidente se estiver disponivel.
Depois vc usará o plano da base (o mesmo que criou o arco pra converter em hélice) e crie um triangulo concentrico com sua hélice. Este triangulo deve ser menor que o diametro externo da sua rosca, e extrude-o até passar do final da rosca.
Agora iremos criar uma curva de intersecção entre as faces do triangulo e a tal rosca transportadora. MENU FERRAMENTAS _ FERRAMENTAS DE ESBOÇO – CURVA DE INTERSECÇÃO . Selecione a rosca de superficie e as 3 faces laterais do triangulo e OK.
Aparecerá um caminho triangular aparentemente torto que fara a volta e irá subindo. Isto é um esboço3D que será o caminho de sua varredura final. Só que essa curva contem as linhas separadas. Vc deve juntar isso em unico caminho. Vá em INSERIR CURVA COMPOSTA e selecione a o esboço3d.
Depois crie o plano na ponta da curva e o perfil circular. Acine varredura e finalize o comando selecionando o circulo e depois a curva triangular.