Unrap UVW mapping

0 Votos

Modelei um personagem. e através do curso modelamento de personagem tento usar o “Unrap UVW Maping”, algumas linhas verdes saem do limite e vão para dentro do modelamento e, estoura na malha aberta no editor de UVW. Como resolver isso e pq acontece?

Respostas


  1. 1 Votos

    Bom dia Amarildo,

    Para este caso, imagino que o modelo esteja muito complexo e grande para o Unrap UVW Map.
    Para ajustar isso, é possível escalonar uma seleção, selecionando ela, optando por Scale Selected Subobjects e então escalonando eles:
    Ou então optar por “Pack: Custom”, que irá ajustar todo o UVW no espaço disponível, escalonando e criando um espaço entre uma parte e outra conforme possível:
    Espero ter ajudado. Fico no aguardo do feedback.
  2. 0 Votos

    Olá, Gustavo.
    Primeiro muito obrigado pela sua resposta.
    Modifiquei o tamanho do modelo que estava mesmo grande e, também resolvi fazer o corpo inteiro ao invés de dividi ao maio como ensina a aula, mas mesmo assim, os tracinhos verdes continua, ali.
    Fiz também o processo que vc disse mas mudou pouca coisa veja:
    A primeira foto é do edit UVWs antes e a segunda depois de eu clicar ali Pack: Custon.
    Os traços verdes “racham” a textura dando uma diferença no resultado final.
  3. 0 Votos

    O personagem não é complexo. É um mosquito da dengue humanizado.

  4. 1 Votos

    Bom dia Amarildo,

    Certo. Isso muito provavelmente está ocorrendo pelo fato da malha estar muito fatiada.
    Para melhorar isto, é possível realizar um “Weld” dentro do editor do UV.
    Para isso, com o editor aberto opte pela seleção “Vertex”, clique com o botão direito dentro da tela de UV e em seguida clique em “Target Weld”.
    Ao selecionar um vértice que está na linha verde, ele fica vermelho, e podemos ver outros pontos azuis. Os pontos azuis indicam conexões entre o ponto selecionado (vermelho). Com o “Target Weld” é possível arrastar o ponto vermelho até um ponto azul e fechar a conexão, eliminando um corte.
    O ideal é fazer isso com todos os pontos azuis. Só é interessante não fechar completamente, pois alguns cortes podem se fazer necessário (como por exemplo a separação da malha UV para melhor realizar a pintura depois).
    No meu caso, por exemplo, não consigo fazer o “Target Weld” nos quadrados dentro da malha, pois ali há um corte no próprio modelo, então não é possível juntar os vértices.
    Ao terminar isto, tente executar o “Pack: Custom” e veja se melhorou o resultado.
    Espero que isto resolva.
    Fico no aguardo de um retorno.
  5. 0 Votos

    Show de bola, Gustavo. Muito obrigado pela fundamental ajuda. O Dengo já tá todo texturizado. Meu plano não era texturizar com imagens JPG, mas sim, usar cores nativas no 3ds Max mesmo para não pesar muito, mas acabei fazendo. Não ficou tudo lá muito perfeito, mas ficou bom. Faz parte de um treinamento e aos poucos vou evoluindo. Vou começar agora a parte do curso onde crio movimentos para o rosto. Tomara que dê tudo certo.
    Obrigado de coração pela atenção.
  6. 0 Votos

    Encontrei um novo problema:

    No curso, na parte de criar as caretas derivadas de uma matriz, fiz tudo certo, mas não apareceu uma das caretas no quadro em que deveriam aparecer o nome de todas para que eu selecionasse e mandasse para a coluna de animação. Fiz uma nova careta gerada a partir da mesma matriz mas aí só aparece ela. As outras sumiram todas.
    Como resolver isso?

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.



Voltar para o topo