Como faço para colocar a malha de coordenadas em um desenho no autocad?

0 Votos

No caso de plantas e mapas para topografia, preciso inserir a malha de coordenadas no desenho…é preciso importar essa malha de algum outro programa, como o track maker, ou há outras maneiras? E, como faço para importar??

Respostas


  1. 0 Votos

    Montar a grade de Coordenadas não é difícil. Como você está fazendo um mapa topográfico, então estará trabalhando com coordenadas UTM.

    Primeiro, defina o intervalo das suas linhas – 500 m, 1000 m, 2000 m ou mais – quanto maior for a sua escala, maior será esse intervalo. Após isto, escolha um ponto qualquer do seu mapa como referência e desenhe a linha de um meridiano (E) e um paralelo (N) próximo a ele.
    Ex: Se tomar um ponto de coordenada E = 275.530,442 e N = 3.018,687,910, insira um ponto com a seguinte coordenada E = 275.000,000 e N = 3.018.000,000. Assim você criará um ponto inicial com valores absolutos (redondos).
    Em seguida, trace uma linha ou polilinha nos sentidos vertical e horizontal a partir deste ponto lançado e o aumente em ambos sentidos até que passe por toda a extensão do seu mapa. Use o comando “Offset” para criar as linhas paralelas com distancias regulares a partir da primeira (na imagem abaixo, o valor do offset é de 1.000), replique a linha original quantas vezes for preciso.

    O ponto central da imagem acima é o início da grade, com as coordenadas absolutas. Após ter desenhado a grade, use o comando “ID” para verificar as coordenadas nas extremidades da grade e poder escrevê-las e o comando “Trim” para apagar a linhas de dentro do polígono.

    Diego Matias
    Desenhista técnico
    Cuiabá – MT

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.



Voltar para o topo