Como faço para inserir azimutes numa planta?

0 Votos

Estou começando a trabalhar com Autocad para topografia, fazendo mapas de áreas, cada linha da área desenhada precisa de distancias e azimutes, como faço para inserir essas informações no desenho??

Obrigada desde já.

Respostas


  1. 2 Votos

    Proceda da seguinte forma:

    1. Configure as unidades – Menu Format, opção units. No quadro units defina a quantidade de casas decimais (ex. 0.00), o tipo de angulo em grau/min/seg e precisão 0d00’00”. Ative a opção clockwise (sentido horário – azimutes). Clique no botão Direction – aparece novo quadro – e ative a opção NORTH para o ângulo zero do azimute ficar na direção Norte (Vertical), d ê Ok, depois Ok no quadro UNITS.
    2. Agora vamos começar a desenhar utilizando o azimute (ângulo) e distância: ative o comando Line (e o ORTHO). Clique num ponto (vértice) para inicial o desenho, em seguida desloque o mouse para cima (dir NORTE), digite a primeira distância e dê enter, depois ESC.
    3. Vamos rotacionar esse segmento traçado: ative o comando ROTATE, selecione o segmento, confirme a seleção (Enter), definida o pto base (vértice inferior do segto). Digite o ângulo (ex: 135d25’51) e confirme o valor digitado (Enter). Pronto o primeiro azimute foi traçado,agora é só seguir o mesmo passo do ítem 2.
    4. Cuidado! o novo vértice pode ser o primeiro, se o azimute toma como referencia esse pto. Geralmente é a outra extremidade do segmento rotacionado, aí vc traça a linha vertical para o novo segto.
    5. Ok! Espero que tenha entendido e ter acertado o que vc deseja com a pergunta.

    Abraços

  2. 1 Votos

    Aline,

    Se o seu desejo é cotar os azimutes (ângulos) e distância, esqueça a resposta acima.

    No autoCAD o comando dimensionamento de angulo(Barra dimension) só cota ângulos suplementares (menores que 180d). Se existe uma maneira de cotar angulos maiores de 180, não conhece. De qualquer forma, vc pode traçar um arco com centro no vertice do azimute e digitar o texto (valor do ângulo).

  3. 0 Votos

    Aline,

    Se o seu desejo é cotar os azimutes (ângulos) e distância, esqueça a resposta acima.

    No autoCAD o comando dimensionamento de angulo(Barra dimension) só cota ângulos suplementares (menores que 180d). Se existe uma maneira de cotar angulos maiores de 180, não conhece. De qualquer forma, vc pode traçar um arco com centro no vertice do azimute e digitar o texto (valor do ângulo). A cotagem do segmento para aparecer só a distância, sem linha de cota e linhas de chamadas, vá no Dimension Style, na folha Lines, ative as opções suppress em dimension line e extension lines.

  4. 1 Votos

    Aline,

    As respostas acima, 2 e 3, também são minhas (há repetição)

  5. 1 Votos

    Lendo as respostas te ensino a fazer de modo mais facil.

    Com a planta pronta e todas as linhas definidas o processo funciona da seguinte forma:
    1 –> comando UNITS : configure a forma de exibição dos azimutes mudando LENGHT TYPE para decimal, PRECISION para 4 dígitos. Em ANGLE TYPE para deg, min, sec e PRECISION para 0d00’00”. Em DIRECTION bem embaixo da janela, selecione NORTE para definir direção. Clique OK.
    2 –> comando “L”  de linha + ENTER. Clique no primeiro ponto da linha a se descobrir distancia e azimutes, após selecione o segundo ponto (a linha ficará VERMELHA), pressione ESC para sair da aplicação do comando.
    3 –> comando “LI” de poli-linha + ENTER. Clique sobre a linha selecionada e pressione ENTER. Uma janela se abrirá e nela aparecerão distancias (lenght) e azimute em ° ‘ ” (graus, minutos e segundos), sendo que dependendo do cad utilizado o caractere º pode aparecer como a letra “d”. espero ter ajudado!!

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.



Voltar para o topo