Qual a melhor escala e qual tamanho do papel irei usar para diferentes projetos em tamanhos?

0 Votos

Exemplo amigos uma contrução de uma planta baixa de 50mX35m….Creio que vcs entenderam… o que terei de tomar em consideração para contruir meu projeto e imprimir?

4

Respostas


  1. 0 Votos

    O desenho (construção) do seu projeto será feito no Model com as dimensões reais, 50×35. Se for necessário apresentar o projeto na Prefeitura e Crea da Cidade/Estado onde será construido o projeto, neste caso, vc tem que imprimi-lo na Escala 1/50, 1/75 ou 1/100, depende da exigência do Órgão.

    Durante a execução do desenho vc tem que se preocupar com alturas de textos e configuração do estilo de cota em função da escala que vai plotar, senão os textos e cotas podem ficar muito pequenos ou grande demais.

    Quando for definir as escalas de plotagem utilize o ambiente LAYOUT, através de viewportes, por ser bem mais fácil.

    Acredito que com essas orientações vc já pode trabalhar no seu desenho.

     

     

  2. 0 Votos

    Mateus,

    O tamanho do papel, depende da escala que vc utilizar.

    Por exemplo, escala 1:100: as dimensões 50×35, na impressão ficaram com 500mmx350mm (50cmx35cm). Na escala 1:50 as dimensões do desenho vão duplicar. Lembre-se que na folha de papel (prancha) vc coloca o desenho, carimbo, quadro de detalhes, etc. Portanto, verifique esses detalhes antes de definir a folha.

  3. 0 Votos

    Meu nome é Lucas, e tenho traze anos, na construção de meus projetos utilizo normalmente para plantas baixas de pequenos tamanhos, tipo de seu exemplo uma escala de 1/50.

    E em projetos maiores utilizo escala de 1/100.

    na hora de imprimir seu projeto, vá em layout2, e clique duas veses dentro de sua caixa de impreção e ao deixa-la em negrito, escreda na caixa de comanto a letra z e dê um enter, a pós dar o enter o autocad irá lhe pesir as cordenadas e daí vc escreve, 1/100 ou (qual for a escala a utilizar) e xp. EX. z  .  ENTER.   1/100xp  .  ENTER.

    Assim vc insere uma escala em seu desenho.

  4. 0 Votos

    Boa tarde, meu caro,

     

     Neste caso um está intimamente ligado ao outro, ou seja, a escala do desenho e o formato do papel caminho paralelamente. Para você escolher o formato do papel (A1,A2,A3,A4, E ETC), a primeira coisa a se fazer é buscar informações concernentes ao tamanho real da peça, equipamento e/ou conjuntos que deseja confeccionar; para então escolher a escala ideal. IMagine a seguinte situação: Imagine que você tem que desenhar um equipamento qualquer, com as seguinte dimensões: 3750mm de comprimento, 2500 de largura . Depois disto, .desenhe ele no cad, na  escala real, ou seja, esc. 1/1. Agora vamos definir o formato do papel e a escala. Os formatos usuais são os que eu citei acima; então vamos escolher um deles. Neste caso, vamos escolher o formato A1 (843x1189mm) e a escala de redução 1/8, ou seja, o desenho da peça será reduzida 8 vezes o seu tamanho real. Para saber se o desenho cabe ou não no formato escolhido ou se ficou muito espaço sobrando. Faça o seguinte: Antes de utilizar o comando scale, divida as dimensões reais do desenho por 8, (obs: antes de dividir, considere o espaço para a legenda e para cotagem, o desenho não pode ultrapassar o limite da mesma), para verificar se o desenho cabe ou não no formato. Agora, Use o camando scale do cad para reduzir o desenho, após isto, insira o desenho no formato. Você  usará o mesmo raciocínio que eu lhe indiquei no exemplo acima, para solucionar o seu exemplo, da planta baixa de 50000mm x 35000mm.

                Formatos do papel                      Tamanho (mm)

                      A4                                         210 x 297

                      A3                                         297 x 420

                      A2                                         420 x 594

                      A1                                         594 x 841

                      A0                                         841 x 1189

                      

                    

           INFORMAÇÃO EXTRA

             “As empresas de projetos tem as chamadas “Especificações de Projetos”, de  todas as organizações as quais ela presta serviço. Nesta especicações tem todas as exigências e normas que o cliente quer que seja efetuada em seu projeto; tem incusive as escalas que podem e que não podem ser utilizadas, espessura de linhas, tamanho e fonte de letras, entre outras.”

     

    Meu caro, espero ter ajudado a clariar a sua mente ao menos um pouco. Vou lhe indicar o Curso da render: Desenho Técnico Mecãnico – fudamentos. Neste curso você vai aprender sobre escalas e muito mais. Abraços e Sucesso.

                                                                                                                                                                   Cordialmente,

              Jhonathan

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.