Calculos de eletrônica

0 Votos

Olá,

 

Gostaria de como e qual o calculo devo fazer para saber qual componente eletrônico devo usar, exemplo, calculo para saber qual transistor devo usar, capacitor… e assim por diante.

 

 

obrigado….

 

degilson.projetos@gmail.com

2

Respostas


  1. 1 Votos

    ola boa noite.
    primeiro para saber qual transitor usar vc deve saber qual sera a tençao (V) e a corrente (I) do circuito a ser projetado.
    Para o capacitor e a mesma regra no entanto no capacitor nao depente so desses 2 fatores
    no caso de um circuito oscilador um capacitor de (16v-1uf) ele oscilara com menas frequencia e com a metade que é (16v-0,5uf) ele oscilarar o dobro mesmo mantendo a mesma voltagem no capacitor.

    Na internet vc encontra (tabelas de detalhamento de transitores)datasheet
    Sempre use transitores e capacitores acima da voltagem ou tençao do circuito
    por exemplo: o transitor (NPN BC 548 é de 30v max entre o coletor e o emissor) mas pode ser usado em um circuito de 3v.

  2. 0 Votos

    Cada equipamento a ser projetado é composto de blocos funcionais.

    Em primeiro lugar, vc deve verificar quais sao as solucoes de mercado para cada bloco. Os fornecedores de componentes eletronicos distribuem este tipo de informacao em manuais de aplicação (ou “aplication notes”) bem como em revistas de montagem eletronica como s Saber eletronica ou a famosa Elektor.
    Daí vc tem a noção de como pode operar cada componente em um determinado equipamento e conhecer seus limites operacionais. No passado a Philips fornecia manuais de montagem de rádios, televisores, microondas domesticos, projetores, etc, comentando como estes equipamentos funcionam por dentro e por fim, sugeriam os componentes a serem empregues em cada parte interna do equipamento. 
    Vou sugerir que faça um curso de eletronica geral, para depois especializar no equipamento ou produto que vc pretende projetar….Sem isto vc será completamente cego em umar de informações. 
    Ainda, informo que em um curso de eletronica, vc estudará cada componente em separado, para depois estudar os circuitos clássicos (topologias circuitais clássicas), como os ampllificadores, osciladores, transmissores, entre os muitos outros que contem componentes individuais funcionando em conjunto.
    Seja bem-vindo ao mundo da engenharia!

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.