Ao Sr. Antonio Cruz , autor curso elementos finitos do inventor

0 Votos

Prezado Sr. Antonio Cruz,

 

Estou com algumas duvidas no curso da Render sobre elementos finitos no Inventor.

 

1- Na parte ” Realizando analise em conjuntos” no tema ” verificando os resultados individuais para cada componente do conjunto “, se o conjunto da mesa é simetrico, inclusive na aplicação da carga, porque os resultados das tensões nas colunas foram diferentes ?

 

2- No curso da Render não é explicado como faço para inserir a força em um determinado ponto da peça ou seja, com cotas de refencia a partir de uma face, ponto ou aresta.

Como fazer isto, ou seja , como colocar a carga no ponto desejado ?

 

3- Sabemos na resistencia dos materias que podemos ter aplicação de carga concentrada ou cargas distribuidas por uma extensão da peça.

Como faço para aplicar uma carga distribuida em uma determinada região de uma peça, inclusive locando esta area ?

 

Desde já agrdeço por sua valiosda atenção.

 

Obrigado,

 

Marcos Venicio

 

 

Respostas


  1. 0 Votos

    Boa Noite Sr. Marcos;

    Tudo bem?

     

    Sua pergunta foi bem observada;

     

    1 – Na aula citada o conjunto é mesmo simétrico e a carga aplicada é a mesma, portanto as tensões nas colunas também devem ser iguais, isso na teoria, onde estabelecemos uma relação de igualdade entre as tensões e calculamos o resultado manualmente desta forma a divisão dos valores são identicos mesmo.

     

    Já na prática podem ocorrer pequenas variações, no módulo de Análise de Elementos, estamos simulando o funcionamento real de um mecanismo, ou seja é comum e admissivel que os resultados venha a ter pequenas variações, conforme ocorreu nesta aula.

     

    Coletei os dados da aula e o software nos informou uma tensão de von misses no valor de 36,63 mega pascal para a coluna 01 e 35,40 mega pascal para a coluna 02.

    Essa diferença de tensões entre as colunas (1,23 mega pascal) esta bem próxima, se colocarmos uma pequena margem percentual de tolerâncias entre os valores poderiamos considerar esses valores exatamentes guais.

     

    2 – Para inserir forças a partir de uma face esta explicado no ultimo módulo na aula onde fala sobre aplicação de forças remotas, onde você deve ativar o coamndo selecionar a face desejada e atribuir os valores para as coordenadas x, y e z. Você deve entrar com os valores da carga conforme mostra a aula.

     

    3 – Nos cálculos de resistências dos materiais toda carga distribuidas é convertida para carga concentrada, basta multiplicar a intensidade da carga pelo comprimento em que ela ocupa de uma superficie.

    Desta forma temos uma carga concentrada e realizando as somatórias dos momentos em cada apoio temos as reações ou respostas em cada articulação.

    Para o módulo FEA, penso que o Inventor se baseia nesta realidade onde temos disponíveis apenas os carregamentos de força, pressão, gravidade, momento e rolamento.

     

    Em caso de duvidas, peço por favor, que nos envie uma nova mensagem.

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.