Existe um comando semelhante CAVITY no inventor?

0 Votos

 

  Boa Tarde Pessoal.

 

   Bom sei que no solidworks existe um comando que  eu gosto muito chamado cavity, será que no inventor existe um recurso semelhante a este. Eu gostaria de gerar uma cavidade, estou usando a opção de peças derivadas. Bom todo o procedimento esta certo, mas quando eu vou colocar a contração na cavidade, o bloco que a peça é inserida tabém expande. Será que há alguma forma de fazer a expanção da contração somente na cavidade? Ou poderá ter alguma outra forma de usar a escala na peça antes de fazer a derivação de peça?

 

 

Att.

 

Adilson Cardoso

Respostas


  1. 0 Votos

    Pode se fazer o seguinte:

     

    Ao iniciar a peça (produto) no primeiro sketch cria-se uma linha de construção e coloca-se a dimensão de 1mm (esta dimensão deve ter a variável d0 por exemplo, por ser a primeira a ser criada).

    Após isso deve-se criar a peça toda modelando normalmente, mas sempre colocando as medidade em função da primeira, ou seja, se a medida da peça for 10mm deve se digitar 10*d0 na edição da dimensão, inclusive nos features todas as medidas dever ser feitas desta forma.

    No final teremos a peça nas medidas nominais, ou seja sem contrações ou expansões.

    Cria-se o derived part normalmente, com as peças em 100%.

    Querendo-se alterar as medidas da peça colocando contração ou expandindo-a, basta editar a primeira medida (d0) por exemplo para 1,02 para aumentar as medidas da peça em 2%, ou 0,98 para reduzir as medidas da peça em 2%. Todas as medidas que foram criadas em função desta serão alteradas na mesma proporção.

    Fazendo isso o bloco criado no derived part ira atualizar as medidas de acordo com o sólido que o gerou. Caso isso não aconteça automaticamente clique no ícone atualizar.

    Um abraço e bom trabalho.

     

    Sergio

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.



Voltar para o topo