Como posso alterar a posição da origem de uma peça?

0 Votos

Quando eu importo a peça para o programa de simulação (CONSOL) ele usa a origem utilizada no Solidworks, o que gera um problema para os cálculos. 

Quem puder ajudar, agradeço.
Att,
Daniel Silva

Respostas


  1. 1 Votos

    Dentro do solidworks, com a peça aberta, importada ou não vc pode mudar a posição espacial que ela apresenta.

    No menu INSERIR / RECURSOS / MOVER_COPIAR.

    Ao selecionar, selecione a peça na tela.

    A esquerda terá 2 opções principais. Posicionamento da peça atraves das opções de posicionamento como COINCIDENTES, PARALELO, etc, que são os mesmos usados em posicionamentos de montagens (são as RESTRIÇÕES).

    A outra forma é TRANSLADAR/GIRAR aonde vc pode mover e/ou girar o corpo de acordo com sua necessidade, no caso, usando a opção transladar e movendo o corpo selecionando para a posição que for necessaria.  Pode ser necessario mais de um recurso separado as vezes, por exemplo, vc precisa  girar a peça e tb mover. Então as vezes é melhor vc girar num primeiro instante e repetir o recurso novamente e então mover a peça de local.

    Nos parametros de diálogo tem as opções necessarias para que vc consiga mover a peça usando elementos de referencia, como por exemplo selecionar um determinado vertice da peça como ponto de base do movimento e então a origem como o ponto alvo aonde o vertice devera ser movido junto com a peça.  Caso n consiga por exemplo selecionar a origem do modelo como o ponto destino, é possivel vc selecionar ele na sua arvore de recursos aonde aparecem os planos padrão, origem e todos os recursos da peça. Quando o property manager de comando esta aberto, a arvore esta se desloca para o canto superior esquerdo da tela grafica do solidworks e normalmente recolhida. Basta vc teclar a letra C no teclado que a lista ficará disponivel então para vc selecionar a origem como uma entidade então.

    As vezes compensa vc criar um ponto na origem ou uma referencia a fim de usar como elemento durante a translação da peça no recurso referido.

    outra possibilidade seria vc criar um novo sistema de coordenadas apartir do menu INSERIR- GEOMETRIA DE REFERENCIA – SISTEMA DE COORDENADAS. Aonde essa referencia seria no ponto aonde deve ser sua origem do sistema. Entretanto é preciso ver se quando importar a peça no seu outro software, essa origem criada permita vc mudar a peça ou a origem real de posição ou não. Só testando. Alguns softwares reconhecem sistemas de coordenadas em peças importadas permitindo que o usuário determine o ponto de origem que deseja.

  2. 0 Votos

    Apenas complementando ou completando a resposta anterior, pode ser possivel tb vc iniciar uma nova peça e importar esta outra peça e posicioná-la usando o ponto aonde precisa que seja a origem como base de posicionamento na inserção. E depois salvar e testar.

    Tb é possivel vc criar uma montagem , inserir a peça, posicionar ela na origem como for necessario e então salvar a montagem como formato de peça, selecionando a opção SALVAR COMO e mudando o formato que estará como montagem para a opção PEÇA. Aonde terá uma montagem salva como peça, aonde poderá abrir esta peça normalmente.

    Esse recurso as vezes é usando quando vc precisa importar um modelo (uma montagem por exemplo) como sendo uma peça que contem multiplos corpos, e não como uma montagem devido ao fato que a conversão de formatos gera restrições ou informações não aceitas ou entendidas pelos softwares aonde serão importadas posteriormente.

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.