Como se faz simulação de movimento de um eixo sem-fim e coroa no solidworks?

0 Votos

como faço para criar a simulação de movimento em um eixo sem-fim e uma coroa “com roscas Helicoidais” no solidworks. obs: só representativo sem as mates de contato do engrenamento. no engrenamento básico ele não esta girando. teria que faze-lo no modo de animação. alguém já fez?

Respostas


  1. 2 Votos

    Partindo da premissa que já tens a montagem contendo o sem fim e a engrenagem então é simples.

    Apenas posicione as peças corretamente como se fosse realizar o movimento real entre elas. Retire qq posicionamento de engrenagem que possa existir.

    Acione um novo posicionamento mecanico de engrenagens. Selecione por exemplo, um diametro externo da engrenagem ou mesmo um furo centrar ou face cilindrica concentrica a engrenagem como um primeiro elemento. Depois selecione uma face cilindrica do seu fuso (sem fim) pode ser em qq parte desde que esta gire junto e concentrico ao eixo, como por exemplo a face cilindrica aonde irá adicionar um rolamento ou mancal.

    O SW irá aprensentar como parametro a relação entre estes diametros selecionados.

    Edite os valores das caixas de relação de forma que se torne a relação de redução do mecanismo. Por exemplo, se a relação for de 1:30  ou seja, 30 voltas do fuso pra 1 volta da engrenagem, então vc irá colocar este valor na caixa de relação do SW aonde forçará que a cada 30 rotações dum elemento gere 1 rotação no outro elemento.
    Pode ser necessario que vc inverta os valores a fim de que a relação represente o movimento adequadamente. Também pode ser necessario que vc inverta o sentido de engrenamento marcando uma caixa no property manager do recurso a fim de que o movimento seja correto.

    Apenas para esclarecer, o posicionamento de engrenagens não requer que os elementos selecionados sejam alinhados..  Ex, vc tem um eixo qq que gira em um dispositivo, e um outro eixo qq que gira em outro dispositivo. Ambos independentes e sem ligação fisica nenhuma. 
    Vc pode usar ambos na seleção e adicionar o posicionamento de engrenagens entre eles se precisar ter uma relação de giro entre eles. Basta que selecione faces circulares de ambos e informe a relação de giro que desejar.

    É comum até usar o pos. de  engrenagens para fazer que uma polia se fixe ao eixo em que a mesma esta inserida. Basta selecionar um diametro (face) no eixo e outro na polia e colocar a relação de 1:1. A cada volta no eixo dará 1 volta na polia. Isso elimina a necessidade de se usar chavetas ou mates adicionais quando se precisa apenas propagar o movimento circular entre peças.

  2. 2 Votos

    Apenas mais um comentário. Lembre-se que se tiver um ama rosca sem fim com mais de uma entrada, então a relação se multiplica inversamente proporcional.

    ex.  eixo sem fim e coroa de 40 dentes. Cada volta do fuso irá avançar um dente na coroa. Então 40:1

    Se tiver 2 entradas no fuso, a cada volta do fuso irá avançar 2 dentes na coroa.
    Então 40:2 = 20:1

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.