Torno Romi, MACH 8

0 Votos

Hola, faço uma peça no torno com os dois lados iguais.

Porem é feito um lado primeiro em todo lote com um programa, com o comando G54 e só depois é feito o outro lado com outro programa em G55.
Os perfis dos lados são iguais, as ferramentas são as mesmas, só muda algumas medidas de um programa pro outro por relação a zero peça: de um lado as castanhas pegam no bruto e o outro lado muda-se as castanhas.
Pergunta: como, e quais os comandos usar para unir esses dois programas num só, para o operador só virar a peça….
desde já Obrigado…

Respostas


  1. 0 Votos

    é simples : na mesma castanha que você faz o lado 1  que é preso no material bruto , usine um rebaixo na castanha para pegar pelo lado já usinado para a execução do lado 2 . quanto ao programa , faça a usinagem do lado 1 em G 54 com os corretores das ferramentas sincronizados nelas  ( obs : após o término do programa do lado 1 coloque o M00 a máquina vai parar ai você vira a peça e da o start para a execução do lado 2 ) lembrando que para executar o lado 2 deve-se programar o G 55 e sincronizar os corretores das ferramentas para o programa do lado 2 . exemplo : para G 54 T0101 ferramenta 1 corretor 1 , já para G 55 ficaria T0106 ferramenta 1 corretor 6 , agindo assim você mantem o lado 1 fixo e o lado 2 ajustando nos corretores que são diferentes dos corretores do lado 1 . e por mais complexa que seja a peça quando se trabalha dessa forma você consegue usinar a peça em um só programa em uma só fixação e ao mesmo tempo manter os 2 lados separados pois cada programa é um programa e cada ferramenta é diferente no corretor . ( OBS : SÓ NÃO MISTURE OS LADOS DAS PEÇAS POIS LEMBRE-SE BEM A MÁQUINA EXECUTA O TRABALHO MAS É VOCÊ QUEM O COORDENA ) espero ter ajudado quanto a sua dúvida , trabalho como programador de torno cnc e centro de usinagem e na firma temos mach 8 e 9 e faço peças no mesmo estilo que este mencionado .     

Cadastre-se ou faça login para responder a esta pergunta.